Oxalá – Simbolo da natureza religiosa, santificada. Não é deus, mas está abaixo dele, Presidindo seus desígnios. Para os iniciados é o Cristo, para os umbandistas, Jesus. Na natureza, liga-se aos céus e tudo que nele há.
Iemanjá – Simbolo da natureza feminina, da beleza e da reprodução. Na natureza, liga-se ás águas do mar. No sincretismo, Nossa Senhora. Nessa linha, apresentam-se todas as iabás (orixás femininos),Oxum,Iansã E outras ..
Xangô – Simbolo da justiça. Envolve o cumprimento da lei de causa e efeito, com os seus ‘’agentes’’ de naturezas diversas. Segundo os estudiosos, é esse orixá que dá origem à justiça terrena. Na natureza liga-se às montanhas. No sincretismo, seria São Jerônimo.
Ogum – Simboliza a idéia de trabalho, de luta, de guerra, de vitória. Na natureza, liga-se aos metais. No sincretismo, é São Jorge.
Oxóssi – Simboliza a natureza jovem, de homens e mulheres, a alegria saudável, a energia jovial. Na natureza está ligado ás matas. No sincretismo, é São sebastião
Yori –Traz em si a natureza infantil. Representa as vibrações inocentes da criança, sua simplicidade etc. Na natureza, simboliza a alegria existente nas matas, nos rios, nos lagos etc. No sincretismo, é Cosme e Damião .